Bentivi [Pitangus sulphuratus]

>>>Mais fotos (Flickr)<<<
Ouça seus cantos...






























Comprimento: 22cm Identificação: existem várias espécies de tiranídeos com o mesmo padrão de cores, dentre as quais 4 são particularmente similares ao bem- te-vi: o nei-nei (Megarynchus pitangua), o bem-te-vizinho-do-brejo (Philohydor lictor), e os dois bem-te-vizinhos do gênero Myiozetetes, o M. similis e o M. cayanensis. O nei-nei é do mesmo tamanho do bem-te-vi, mas possui um bico maior e bem mais largo (ver neste site), o bem-te-vizinho-do-brejo é mais esbelto, menor e apresenta o bico proporcionalmente mais afinado achatado. Já os bem-te-vizinhos do gênero Myiozetetes são menores, possuem o bico cônico e proporcionalmente menor e as sobrancelhas brancas menos definidas. É sem dúvida alguma uma de nossas aves mais famosas não é para menos se pensarmos que está presente desde as praias de nosso litoral até as bordas da Floresta Amazônica.
Sua abundância pode ser explicada por sua versatilidade e inteligência para se adaptar aos vários ambientes que ocupa, o que transparece até mesmo em sua alimentação onívora. Quando no litoral captura ``baratinhas-de-praia´´ e ou- tros pequenos crustáceos nas pedras, no cerrado banqueteia-se com os cupins alados quando estes saem para a reprodução, em cidades chega a esperar a noite para capturar mariposas e outros insetos nas luzes artificiais, quando em lagos pesca pequenos peixes nas margens e não dispensa nem sobras de ração de cachorro e migalhas. Além de tudo isso ainda consome ovos e filhotes de outras aves e já o vi comendo uma pequena cobra e em outra ocasião um lagarto, ambos mortos com golpes contra uma superfície sólida. É territorialista e investe contra outras aves que tentem invadir seu território. Na época da reprodução o casal constrói um ninho globular com cerca de 25 cm de diâmetro, tipicamente em árvores altas e sem folhas.

fonte(site):(texto):Giau
(audio):xeo-canto
(foto):Dimas, tirada em Cruz das almas BA

25 comentários:

  1. Muito bom o site de vocês, estão de parabéns.
    Annibal de Mendonça

    ResponderExcluir
  2. queridaa ameeiii todas as fotos passarinhos lindos !!!
    adoreii !!
    beijinho

    nay!!!

    ResponderExcluir
  3. Vocês precisam vem como chupam jabuticabas. Também assaltam com alegria a bandeja de abacate. Na falta de algo melhor alimentam-se de migalhas de pão. Adoram comer as "baratinhas" que meu esposo cria para pescar.
    marilene

    ResponderExcluir
  4. Alfredo,ola pessoal estou precisando de uma ajuda pois achei um filhote de bentivi,e ele esta comigo a uns 20 dias,ele cresceu mais,esta bonito mas ele caiu do puleiro e então deve estar com algum problema na pata.ele ñ levanta e somente se arrasta para comer,por favor oque eu faço para cuidar dessa pata.grato Alfredo Santos de Praia Grande-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passe uma pomadinha anti-inflamatória, e de vitaminas, aquelas de botar na água. São bem baratas! Bjos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. eu achei um filhote o que dou pra ele comer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dar bananas, eles adoram! E tambem pode dar minhocas, maças, pequenos insetos, e ele tem q ficar bem quentinho. Bjos

      Excluir
  7. Olá encontrei um filhote de bem- te-vi no meu
    quintal,parece que ele não pode voar,atrofia das asas? Quem sabe? Todas as noites o recolho pois tenho um casal de roty. Uma noite não consegui guarda-lo e ele amanheceu sem o rabo o que posso fazer para ajuda-lo .e-mail joceli.carla@terra.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esta ave é bem conhecida e tem uma historinha interessante com ela...
    Dizem que quando JESUS andava fugindo dos seus perseguidores, ele escondeu em uma casa de joão-de-barro, e o bem ti vi viu, enquanto o joão-de-barro, dizia que JESUS não estava lá, o bem-ti-vi, dizia... bem que eu vi, mas não conheci. kkkkkk... houvi muito esta história da minha velha mão que já não está mas por aqui, e muitas outras dos animais...
    abraços

    ResponderExcluir
  9. estou criando um bentivi e estou com medo dele se acostumar comgo, quando ele me vêr ele abre a boca shahsh ele pensa que eu sou a mãe dele kkkk mais tranquilo eu estou com ele a três dias ele é filhote qualquer coisa msn aqui henrique-luis-@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Sou apaixonada pelos passáros, seria capaz de ficar a tarde toda só observando eles no meu terraço... Já tive um bem-te-vi, mais estava em dúvida na especie dele, agr já sei q ele era um bem-te-vizinho-do-brejo :)
    O site de vocês é mto bom... Parabéns msm :) bjs e me adcionem no msn : martalinda2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Que coisa maravilhosa encontrar um site como esse! Lindo e muito bem editado. Parabéns!Os amantes da natureza que vivem engaiolados na cidade grande agradecem!

    ResponderExcluir
  12. Por favor respondam no meu e-mail: hconserva@hotmail.com
    minha pergunta é sobre o bem-te-vi, estou criando umas aves (soltas não em gaiolas) e sempre vem Bem-te-vis comer e quando chegam dão enorme grito que me assusta quando estou lendo. Chegam sem receio, assustam os outros passaros. Eles são assim mesmo? Já ouvi e vi um bem-te-vi cantando. Ele era pequeno e dizia bem-te-vi bem certinho no seu canto. Os que vem comer na minha varanda não, chegam gritando e nem de longe se assemelha ao canta do bem-te-vi. Me orientem.

    ResponderExcluir
  13. Minha janela é de vidro e dentro do meu quarto tem um espelho enorme, todo dia pela tarde e pela manhã GSM um passarinho bem te vi, fica o tempo todo voando e vindo encontro a janela batendo sua cabeça na mesma. O que eu faço???? Por que ele faz isso???espelho

    ResponderExcluir
  14. Minha janela é de vidro e dentro do meu quarto tem um espelho enorme, todo dia pela tarde e pela manhã GSM um passarinho bem te vi, fica o tempo todo voando e vindo encontro a janela batendo sua cabeça na mesma. O que eu faço???? Por que ele faz isso???espelho

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bom, bem eu estava em uma chácara e achei um bentive no chão, sem poder voar, provavelmente com a asa quebrada. Então eu o peguei coloquei em uma caixa forrada com ums jornais,também coloquei água, fubá, e umas ameixas. Mais estou preocupado pq não sei como ajuda-lo a se recuperar . e também gostaria de saber como identificar o sexo dele. Por favor me ajude. obg

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Encontrei um bentivi filhote mas com o tempo ele atrofiou as patas, não andava mais, desesperado fui no veterinário ela me receitou um tipo de pudin para cães e gatos, na verdade na é um suplemento, eu fazia uma papinha disso com papinha para filhotes de aves, bom , eles tem substâncias minerais e proteínas que o bentivi precisar mas alem desse alimento eu dava larvas de tenebril e baratas desidratadas que são vendidoas em lojas de materiais e artigos para Fazendas, eu ainda estou com o bentivi que encontrei, ele não esta mais atrofiado e se reculperou muito bem depois dos insetos, dei também uma vitamina que é dada para aves em gotas direto no bico, enfim é uma ave onivora mas é mais fan de insetos mesmo, as vezes ele come um pedacinho de banana ou manga, no caso das baratas desidratadas ele não as come secas inteiras eu faço uma farinha com todas e ai misturo em uma parte igual de farinha para filhotes de aves onivoras, com a farinha de baratas junto com farinha para aves eu faço uma papinha pastosa e ofereço, ele pelo geito aprovou ja está voando um pouco mas não alsa vôo,ele apenas plana da razantes e estou botando fé que logo logo vai voar, é isso espero poder ajudar.gosto muito dele, ele vai e volta de casa p trabalho, não sei se ele vai se adaptar a natureza, é dada à alimentação Quase totalmente dependente de insetos fico pensando no gasto financeiro, manter um animal que só come besouros deve ser bem complicado, mas a gente da um grito ou tenta, é isso ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz esse texto do celular por isso tantos erros...

      Excluir
  18. Ola tem um bem ti vi ha um ano
    achei caindo debaixo de um pe de coco
    Só que agora ele estar magro queria saber qual a melhor vitamina pra essa espécie
    Por favor me responda pois é muito gratificante cuidar dele desde ja agradeço
    Debora
    Email: bectelbectel@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá boa tarde
    Me chamo Tatiane
    Estou criando um bem te vi, que caiu do ninho que nasceu em frente minha casa num poste, caiu dois um já bateu asas e voou, o outro ainda está aqui, mas ele não consegue voar, ele fica solto no jardim de casa o dia todo, a noite coloco ele pra dentro tenho medo de gatos , mas queria saber como faço pra saber se é macho ou fêmea, e se tem alguma coisa , que posso dar pra fortalecer as asas , pra que possa voar

    ResponderExcluir
  20. Se puder me manda informações no meu emae-m taritati.ruiz1980@gmail

    ResponderExcluir
  21. Boa noite!
    Hoje encontrei uma bem te vi, que parece ser fêmea!
    Gostaria de saber como alimetá-la?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber porque o bem te vi fica empolerado na caixa que improvissamos para ele /ela dormir, e não dentro da mesma?
    Obrigado!!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Deixe seus comentários e sugestões
Obrigado!!!

"O direito, legalizado, de alguém criar pássaros para serem criados em gaiolas, seja para deleite ou preservação, não suplanta o meu de desejar ver todos eles livres."
[AluiZio Derizans]